segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Agricultura

Falta de chuva afeta culturas agrícolas na região



As lavouras de milho foram as que sofreram
DA REDAÇÃO - A falta de chuva e o sol forte dos últimos dias tem afetado as plantações agrícolas da região e os prejuízos já são visíveis nas lavouras de café e de milho, produtos que neste período necessitam de água para a granação e desenvolvimento do grão. O verão que sempre vem acompanhado de muita chuva, ou pelo menos pancadas isoladas, está sendo um dos mais secos dos últimos 19 anos em Minas Gerais.
As espigas nao se desenvolveram por falta de água
      Na área rural de Vermelho Novo, e em toda a região, muitas plantações de milho estão em locais altos e em terrenos arenosos, a terra seca já apresentam trincas e muitos produtores já estão prevendo queda na produção. As altas temperaturas agridem os vegetais, as espigas não se desenvolveram e muitos estão com os caules retorcidos e não se restabelecem nem mesmo com a brisa noturna.
Nas lavouras de café os grãos também foram afetados pelo
sol forte 
     Nas lavouras de café, a base da economia regional, a maturação precoce dos grãos é sinal de que o enchimento ainda não ocorreu, e para muitos deles mesmo se houver chuva, será tarde demais não se vingarão, caindo dos pés antes mesmo do início da safra, que está previsto para meados de abril e os prejuízos serão inevitáveis. O temor dos produtores é de que a seca continue nos próximos dias o que agravará ainda mais a situação nos cafezais da região.
      Mesmo com o preço do café em baixa, muitos produtores rurais aproveitaram o bom período de chuva no final do ano passado para o plantio de novas lavouras de café, mas a situação agora é bem diferente muitas mudas não estão suportando o sol forte e a falta de água. Algumas já morreram, outras estão secas e sem vida.
       Muitos produtores estão com os fertilizantes na lavoura e estão aguardando a chegada da chuva para realizarem a adubação. O mesmo está acontecendo com os fertilizantes folheares e outros produtos que são aplicados no campo e necessitam de terra molhada para que façam o efeito desejado no combate as pragas. Muitos cafeicultores não realizarão a aplicação o que ocorrerá apenas no final do ano.

   BOA NOTÍCIA   
 
     Na tarde desta segunda-feira, 17, houve pancadas de chuva em algumas partes da região, sinalizando que as chuvas não estão muito longe. Neste momento, fechando a redação e postagem, está chovendo em algumas partes de Vermelho Novo.
 
Texto e fotos: Francisco de Assis Pinto - uniaodosvales@gmail.com
 


Em alguns casos nem mesmo as espigas se formaram



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores