Falta de chuva afeta culturas agrícolas na região
As lavouras de milho foram as que sofreram |
As espigas nao se desenvolveram por falta de água |
Na área rural de Vermelho Novo, e em toda a região, muitas plantações de milho estão em locais altos e em terrenos arenosos, a terra seca já apresentam trincas e muitos produtores já estão prevendo queda na produção. As altas temperaturas agridem os vegetais, as espigas não se desenvolveram e muitos estão com os caules retorcidos e não se restabelecem nem mesmo com a brisa noturna.
Nas lavouras de café os grãos também foram afetados pelo sol forte |
Nas lavouras de café, a base da economia regional, a maturação precoce dos grãos é sinal de que o enchimento ainda não ocorreu, e para muitos deles mesmo se houver chuva, será tarde demais não se vingarão, caindo dos pés antes mesmo do início da safra, que está previsto para meados de abril e os prejuízos serão inevitáveis. O temor dos produtores é de que a seca continue nos próximos dias o que agravará ainda mais a situação nos cafezais da região.
Mesmo com o preço do café em baixa, muitos produtores rurais aproveitaram o bom período de chuva no final do ano passado para o plantio de novas lavouras de café, mas a situação agora é bem diferente muitas mudas não estão suportando o sol forte e a falta de água. Algumas já morreram, outras estão secas e sem vida.
Muitos produtores estão com os fertilizantes na lavoura e estão aguardando a chegada da chuva para realizarem a adubação. O mesmo está acontecendo com os fertilizantes folheares e outros produtos que são aplicados no campo e necessitam de terra molhada para que façam o efeito desejado no combate as pragas. Muitos cafeicultores não realizarão a aplicação o que ocorrerá apenas no final do ano.
BOA NOTÍCIA
BOA NOTÍCIA
Na tarde desta segunda-feira, 17, houve pancadas de chuva em algumas partes da região, sinalizando que as chuvas não estão muito longe. Neste momento, fechando a redação e postagem, está chovendo em algumas partes de Vermelho Novo.
Texto e fotos: Francisco de Assis Pinto - uniaodosvales@gmail.com
Em alguns casos nem mesmo as espigas se formaram |
Nenhum comentário:
Postar um comentário