sábado, 5 de outubro de 2013

Saúde

RG e Título de Eleitor para ser atendido na UBS de Vermelho Novo

(Foto: internet)
         DA REDAÇÃO - Desde o último dia 01 de outubro o atendimento básico de saúde de Vermelho Novo será realizado mediante a apresentação do Título de Eleitor e RG, pelo usuário. A medida é para evitar a grande demanda dos atendimentos na Unidade Básica de Saúde do município, situação agravada pela grande procura de pacientes de outros municípios, segundo informações cerca de 40% dos atendimentos realizados hoje são de usuários que não residem em Vermelho Novo.

Nota enivada à Câmara de Vereadores
        A suspensão dos atendimentos foi uma iniciativa da administração municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde. Em nota datada de 24 de setembro e enviada a Câmara Municipal a secretária de saúde Roselene Vieira Teixeira explica o motivo da exigência dos documentos. "A secretária através de seu sistema de controle, detectou diversos atendimentos a pessoas com domicílio em outros municípios, fato que indubitavelmente (sem dúvida) acarreta prejuízos e prejudica só nosso munícipes(cidadãos)", ressaltou a nota. Foi através dessa constatação, segundo o documento, que a medida foi tomada. "Outra solução não restou à Secretaria de Saúde que não fosse regularizar os atendimentos na Unidade de Saúde que, a partir de 01/10/2013 , somente serão realizados mediante a apresentação, por parte dos usuários de documentação idônea, comprovando que os mesmos residem no município de Vermelho Novo", anunciou. Por fim, a nota destacou os dois documentos que serão exigidos. "Assim, a administração entendeu que os documentos a serem apresentados pelo usuário no momento do atendimento, são o Título de Eleitor e o RG".
     
         A nota não explicou se os moradores de Vermelho Novo, que são acompanhados pelo Programa Saúde da Família -PSF, também terão que apresentar os documentos de identificação para serem atendidos na unidade de saúde. Também não informou sobre as emergências, em casos de acidente, por exemplo, e visitantes que estejam no município e necessitem de atendimento. A exigência iniciou no primeiro dia deste mês e tem provocado especulações por parte de moradores da região.

Reportagem: Francisco Pinto uniaodosvales@gmail.com

=============================================================
EDITORIAL

(Foto: internet)
          A CONSEQUÊNCIA      

    Vermelho Novo hoje possui apenas uma única Unidade de Atendimento Básico  a Saúde. A localização geográfica do município facilita que pessoas de municípios vizinhos realizam muitas atividades na cidade, o que não é ilegal, como realização de compras em mercados, utilização de serviços bancários, vendas de produtos agrícolas, participação em celebrações religiosas, e muitas delas trabalham e votam no município e, por isso, procuram seus direitos em serviços públicos municipais.
         Para se ter uma ideia Vermelho Novo, segundo o senso 2010 -IBGE, tinha 4.689 habitantes e nas eleições do ano passado teve 4.152 eleitores votantes, levando em conta a quantidade de crianças e idosos que não votaram no último pleito, tem-se uma ideia do grande número de títulos de pessoas que não residem nos limites de Vermelho Novo. O problema é bem mais profundo, pois para atender apenas os moradores de Vermelho Novo, bastaria apenas a exigência do cartão do PSF ,ou o cartão SUS, se uma vez que existem dois Programas Saúde da Família, onde os agentes visitam, ou pelo menos deveriam visitar, todos os domicílios do município.
      Exigir Título de Eleitor para identificação de paciente que necessita de atendimento em saúde, para reduzir os gastos, é o mesmo que: "trocar seis por meia dúzia". Por outro lado pode fomenta ainda mais a transferências deles para o município vermelhense. Esperamos que esse número de 40% a mais de atendimento na saúde ajude aos nossos políticos a pensar um pouco quando forem propor voto a um eleitor de nossa região, se uma vez que eleição tem suas peculiaridades e consequências... E ano que vem tem mais... 
 
União dos Vales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores