sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cidade

Raul Soares comemora seus 90 anos de cidade
 
A economia vive em torno do comércio na cidade e distritos.
A atividade agricóla, com destaque para a agropecuária,
 garante a renda no campo
      REGIONAL - O ex-presidente de Minas Gerais, Dr. Raul Soares de Moura, pela Lei nº 843 de 7 de setembro de 1923, emancipou o distrito de São Sebastião de Entre Rios (que pertencia a Rio Casca) criando, assim, o município de Matipoó.
     Já a consolidação (de município) haveria, primeiramente, de se constituir o conjunto de indivíduos para compor os poderes executivo e legislativo, constituir a Prefeitura e a Câmara de Vereadores formando, com o povo, a municipalidade desejada e criada.
      Então, o novo município de Matipoó foi instalado solenemente em 20 de janeiro de 1924, Dia do Padroeiro São Sebastião, com a posse dos primeiros vereadores eleitos em outubro de 1923, com mandato de 20 de janeiro de 1924 a 16 de maio de 1927 e que formaram a primeira câmara municipal: Joaquim Milagres Sobrinho (que presidiu a sessão inaugural, como o vereador mais votado), João Domingos da Silva, Raymundo Raphael Coelho, José Maria de Souza, Francisco Costa Abrantes, Joaquim José da Silveira e Carlos Gomes Brandão.
Pico do boachá é o ponto
mais alto do município
RS realiza um dos melhores carna
vais da região
      Assumiu o governo do novo município o vereador Raymundo Raphael Coelho, eleito presidente da câmara municipal. Naquela época não havia prefeito, cabendo ao presidente da câmara a dupla função. Em 4 de agosto de 1924, às vésperas de completar 47 anos, por problemas cardíacos, Dr. Raul Soares veio a falecer, assumindo o então vice-presidente Olegário Dias Maciel que, pela Lei 862 de 19 de setembro de 1924, atendendo reivindicação popular, mudou a denominação de Matipoó para Raul Soares.
       Há alguns anos a administração municipal mantém como feriados em Raul Soares. Dia 7 de setembro: data de (criação) emancipação política e administrativa; dia 19 de setembro: dia da cidade, que registra a mudança de nome e 20 de janeiro, dia do padroeiro: São Sebastião.


A altitude propicia o vôo livre e, por isso atrai pessoas de diversas
cidade para a prática do esporte

Boachá é um dos atrativos turísticos da região
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cadastre-se!

Seguidores