terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ecologia

Incêndio consome a vegetação da serra dos Lopes
"Ainda não se sabe se o fogo foi criminoso"
 

Fogo durante a tarde de hoje na serra
        DA REDAÇÃO - O fogo teve início na tarde de ontem, mas ainda não se sabe o local exato onde ele começou. Uma das hipóteses e que teria iniciado no município de Manhuaçu, por volta das 17:30, desta segunda-feira, moradores da região já podiam ver a dimensão do fogo. Ao anoitecer o clarão provocado pelas labaredas anunciava o avanço do incêndio por toda a serra. Durante a madrugada de hoje o fogo se alastrou e já tinha atingido boa parte da serra da comunidade do Lopes (Domicianos), um dos pontos mais altos do município de Vermelho Novo.

        A previsão de que haveria chuva na região não se confirmou. O mato seco e a baixa umidade do ar fez com que a vegetação ardesse em chamas durante todo o dia de hoje, a fumaça densa encobriu a pouca vegetação. O medo dos moradores da serra é que o fogo se alastre e atinja as lavouras de café, pois as plantações ficam próximas as matas.

As labaredas consumiu boa parte da vegetação
       Para impedir o avanço do fogo moradores da comunidade dos Viturinos, que fica próxima a área incendiada, estiveram no local e fizeram aceiro. Um caminhão foi utilizado para levar os homens e ferramentas se uma vez que o acesso ao local é bem difício.

      Ainda pelo final da tarde de hoje, quando a reportagem do jornal "União dos Vales" esteve no local, o fogo ainda estava muito intenso e podia-se vê vários focos ao longo de toda a serra. Em incêndios como este a preocupação não é somente com a flora, mas principalmente com a fauna, filhotes de animais e pássaros não conseguem escapar das chamas e morrem, causando um prejuízo inestimável ao ecossistema na serra, se uma vez que não é a primeira vez que a área é atingida.




     Até o fechamento desta redação não se tinha informações se o fogo tenha sido criminoso. Neste momento 20:45 de terça-feira o fogo provoca um clarão. A esperança é que a chuva caia esta noite, já anunciada no momento pelos relâmpagos.
Reportagem e fotos: Francisco Pinto - uniaodosvales@gmail.com
A fumaça pode ser vista de longe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores