segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cidade

Prefeitura e UNEC entregam certificados de conclusão de curso

 
“126 pessoas concluíram o curso de mestre de obras”
 
       REDAÇÃO – Foi realizada na noite do dia 10 de agosto em Vermelho Novo a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso de mestre de obras. O evento contou com a presença de representantes da prefeitura, que ofereceu gratuitamente o curso, e do Centro Universitário de Caratinga, entidade educacional que ministrou as aulas na cidade.
 
    Ao todo 126 pessoas receberam o certificado de “Mestre de Obras”. O curso foi viabilizado através de uma parceria entre Prefeitura e UNEC. O reitor da instituição educacional professor Antônio Fonseca falou da importância do curso. “É muito gratificante estar aqui novamente, eu estive presente no inicio do curso e hoje vemos que todos levaram a sério o ato de aprender.
      O certificado é importante, mas o ato de aprender deve ser constante em nossa vida”, disse Antônio Fonseca reiterando ainda o carinho que tem para com Vermelho Novo. “Vejo uma preocupação com o aprimoramento profissional, por parte de todos que buscaram este curso para a cidade”. Vermelho Novo nos últimos anos tem vivenciado um crescimento muito grande na área de construção civil. Construções de casas estão presentes por todo o município. Sejam prédios novos na cidade, seja casas do programa de habitação na zona rural oportunidade de emprego para os formandos. “Hoje nós estamos enfrentando uma dificuldade muito grande de encontrar pedreiros. Temos muitas construções paradas por falta de mão de obra, mas com esse curso teremos mais profissionais disponíveis”, enfatizou a Gerente de Habitação Renata Lino. Marcelo, professor que ministrou as aulas no município, falou sobre o final das aulas. “Chegamos ao final do curso, mas o aprendizado deve contar com a dedicação do aluno”, disse Marcelo, que ministrou as aulas juntamente com mais dois professores.
 
A COMUNIDADE
 
     O curso teve inicio no mês de fevereiro deste ano e teve mais de 200 pessoas inscritas. Algumas delas queriam aperfeiçoar as técnicas, pois já tinham a prática, outras queriam aprender tudo do zero. Sebastião já atua como pedreiro há oito anos na cidade de Vermelho Novo, e enxergou nas aulas uma oportunidade. “Foi muito positivo! A teoria também é importante para o nosso serviço”, disse o pedreiro. Paulo Cesar trabalhava como servente de pedreiro e o curso o impulsionou a avançar na área. “Agora vou poder atuar como pedreiro. O meu ganho financeiro também será bem maior”, felicitou o jovem.
 
As MULHERES
 
      E quem pensa que serviço de pedreiro é trabalho somente para homens está enganado. Entre os 126 certificados entregues quatro foram para mulheres, três Marias: da Conceição, do Carmo e Auxiliadora e Silvia Denise. “Quando começamos muitos se perguntavam, mulher pedreira? E nós provamos que também somos capazes de fazer tão bem quanto os homens o serviço. Aprendemos muito, agora é partir para a prática”, enfatizou Maria da Conceição.
 
Renata Lino destacou a nescessidade de mão de obra
     Durante o curso foram ministrados não somente a prática de alvenaria e leitura de projetos, mas também sistemas de rede elétrica e hidráulica. O certificado não é simplesmente para o serviço de pedreiro, porém de Mestre de Obras e tem validade em todo território brasileiro. “Qualquer lugar do Brasil o aluno pode apresentar o documento na hora de arrumar um emprego, e as oportunidades são muitas”, finalizou o Professor Marcelo.
 
Paulo César esta otimista com a conclusão do curso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores