terça-feira, 3 de julho de 2012

Regional / Rural

Criatividade Rural: Produtor constrói “Ciclo-Rodo-Motorizado” para o manejo do café

O extencionista da EMATER inscreveu o produtor no
"Criatividade Rural"
        REDAÇÃO – A primeira vista a engenhoca mais parece um brinquedo de criança. A mistura de várias peças, engrenagens e a criatividade de um agricultor do Córrego Grande, zona rural de Raul Soares deu origem a uma máquina de muita utilidade para o manejo do café no terreiro durante a secagem. Batizado de “Ciclo-Rodo-Motorizado” a máquina foi uma invenção do produtor rural Marcos Santana de 27 anos de idade, devido a sua grande agilidade para a rodagem do café, fator que demanda tempo durante a safra do produto, o invento chamou a atenção de produtores vizinhos. E foi essa dificuldade que impulsionou Marcos a inventar o maquinário. “O rodo comum tomava muito o meu tempo. O Ciclo-Rodo adiantou quatro vezes mais o meu serviço além de tudo não exige esforço físico para o manejo”, contou o Produtor, mostrando ainda para a nossa equipe como funciona a máquina. Segundo Marcos outros produtores já encomendaram o Ciclo-Rodo. “Três produtores já encomendaram a máquina, para ajudar a agilizar os trabalhos na secagem do café”, disse o lavrador.

      A esposa de Marcos, Taísa Soares, não conseguia esconder a felicidade diante da invenção do marido. “Fico muito feliz! Depois de muito empenho ele conseguiu colocar a ideia em prática e ainda mais ela funcionar e ajudar no serviço no terreiro de café”, disse a dona de casa, reiterando ainda que “o nosso filho também é muito inteligente, está no mesmo caminho do pai”.

A esposa falou da inteligência
do marido
       Para o extencionista da EMATER-MG Danilo Artur, que atende no município de Vermelho Novo, além de ajudar na secagem a maquina garante a qualidade do grão. “Em relação o manejo do café esse invento é muito importante, pois fica mais fácil para o produtor cuidar do terreiro de modo a garantir a boa qualidade do produto”, frisou Danilo.
O técnico agrícola aproveitou a visita para inscrever Marcos no concurso do estado de Minas “Criatividade Rural”. “Devido à complexidade da invenção e sua utilidade no campo eu estou o escrevendo no concurso do estado.
A invenção agiliza o trabalho na seca do café
Estou confiante que ele vá ganhar alguns prêmios, se isso acontecer ele representará a nossa região e a zona da mata mineira”, enfantizou.
      É a criatividade do homem do campo, que através da dificuldade rural busca alternativas para facilitar a vida do trabalhador rural.




*O vídeo da materia será postado na NOSSA TV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores