sexta-feira, 18 de abril de 2014

Religião

Via-sacra marca o início da sexta da paixão de cristo



A multidão caminhou até ao cruzeiro
Os fiéis passando pela rua Sº Antônio
A procissão chedando ao bairro Nª Sª das Graças
           VERMELHO NOVO - A sexta-feira santa iniciou com a procissão da via-sacra às 06:00 horas da manhã. A celebração contou com a presença de muitos fiéis de várias localidades da paróquia Nª. Sª. da Conceição. A caminhada iniciou na matriz passou pelo centro, seguiu pela rua Santo Antônio chegando ao bairro Nª. Sª. das Graças até ao cruzeiro na parte alta da cidade.
       As 15 estações foram distribuídas ao longo do trajeto, sendo a primeira realizada na igreja matriz e a 15ª já no cruzeiro. O tema das reflexões foram o da Campanha da Fraternidade deste ano, que trata do problema do tráfego humano e a cada encontro a lembrança do sofrimento de Cristo eram assemelhado aos problemas inerentes ao tema da CF. Padre Marlone Pedrosa, pároco de Vermelho Novo, falou sobre está a manifestação de fé. "Está caminhada representa a nossa vida. Caminhar junto com Jesus na via-sacra é relembrar o decorrer de cada ser humano aqui na terra ao longo de nossa história. Andar com ele contemplando as suas dores alivia, também, as nossas dores do dia a dia", destacou o Padre, reiterando ainda que " a paróquia preparou uma programação toda especial para este dia. Às 15:00 horas acontece o beijo da cruz, que a a principal celebração do dia; já na noite o grupo de teatro da cidade apresentara a paixão e morte de Jesus Cristo e logo depois sairemos com a procissão do enterro com o Senhor Morto".
       Para amanhã, segundo padre Marlone, às 20:00 horas será realizada a celebração do sábado santo. "Será a grande missa da ressurreição de Cristo é a celebração mais importante da liturgia católica".
      Durante o ritual litúrgico acontecerá a bênção do sírio pascal e do fogo novo.

                    ATO DE FÉ
 
    O dia de hoje, sexta-feira santa, é marcado por muitos sacrifícios, abstinência de carne, jejum, silêncio. Muitas pessoas, para acompanhar a via-sacra, saem da zona rural de madrugada em uma longa caminhada até a cidade, e a proposta é de acompanhar as orações e ainda retornar para casa fazendo novamente o sacrifício de andar a pé, mas o importante mesmo é a marca registrada da religiosidade do povo vermelhense.
 
Reportagem e fotos: Francisco Pinto - uniaodosvales@yahoo.com.br
 
Destaque: o cruzeiro é um marco da religiosidade na cidade
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores