domingo, 9 de setembro de 2012

Regional


Fiéis católicos despedem de Dom Hélio Gonçalves Heleno
"O Bispo Emérito da diocese de Caratinga morreu aos 77 anos de idade, vítima de pneumonia"

Dom Hélio foi sepultado na noite de terça-feira após a missa com presença
de vários fiéis e todo clero diocesano
    A diocese de Caratinga perdeu seu Bispo Emérito. A morte de Dom Hélio Gonçalves Heleno ocorreu na madrugada do dia 04 de setembro. O velório aconteceu durante todo o dia de terça-feira na catedral São João Batista, onde  no inicio da noite seu corpo foi sepultado.

       Dom Hélio já vinha enfrentando problema de saúde. Segundo dom Emanuel, atual bispo diocesano de Caratinga, o Bispo Emérito se encontrava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Nª Sª Auxiliadora e morreu devido a uma grave pneumonia.

        Dom Hélio, que completou 75 anos de idade no ano de 2010, ao se aposentar deixou a administração da diocesse de Caratinga, após 32 anos de episcicopado e foi substituido por Dom Emanuel Messias, tornando-se Bispo Emérito. Os longos anos de bispado possibilitou um trabalho efetivo junto aos fiéis católicos. Dom Jóse Heleno Gonçalves, irmão de Dom Hélio mora atualmente em Caratinga.


A Catedral São João Batistata ficou lotada
        Nascido na cidade mineira de Cipotânea no ano de 1935, dom Hélio Gonçalves Heleno ordenou-se padre no ano de 1961 em Mariana, onde estudou no seminário São José. Do ano de 1962 a 1965 foi vigário da paróquia de Entre Rios de Minas. Pároco de São Pedro dos Ferros entre os anos de 1966 a 1971. Sendo também pároco em Rio Pomba nos anos de 1972 a 1978. No ano seguinte, no dia 22 de fevereiro, ele se sagra bispo nessa última paróquia que passara. No dia 24 de março de 1979 assume a diocesse de Caratinga, Dom Hélio foi o quinto bispo da diocesse caratinguense, permanecendo no cargo até o ano de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores