terça-feira, 19 de junho de 2012

Cidade/ Saúde

Cientista Dr. Wilson Mayrink visita pela segunda vez Vermelho Novo

Dr. Wilson e os representantes da FUNASA e do município

         REDAÇÃO - Como já era previsto Dr. Wilson Mayrink visitou nesta terça-feira (19) à cidade de Vermelho Novo. A visita foi em razão da conclusão da primeira etapa do trabalho de imunização contra a leishmaniose que foi realizado em comunidades rurais do município. O cientista e professor aposentado da UFMG, Wilson Mayrink chegou à cidade no final da manhã de hoje e veio acompanhado pela esposa e representantes da FUNASA de Caratinga. Ele foi recebido por autoridades municipais, dentre elas o Prefeito Geraldo Rodrigues, Vice-prefeito José Alves, Secretário de Saúde Adilson da Silva e funcionários do setor de epidemiologia. Todos participaram de um almoço oferecido no salão de eventos da Câmara Municipal.

Aos 82 anos de idade, o cientista visitou pela segunda
vez Vermelho Novo
                      Dr. Mayrink foi o inventor da vacina de imunização contra a leishmaniose, a pesquisa que levou anos para ser reconhecida. Esteve em Vermelho Novo no mês de março deste ano, para acompanhar o decorrer dos trabalhos.
      De volta ao município, um pouco debilitado por causa da idade, hoje ele tem 82 anos de idade, e falou de sua alegria em ver o trabalho concluído. “Fico muito feliz em poder estar aqui novamente. Vejo que houve um comprometimento muito grande por parte dos responsáveis pela imunização, o trabalho vai continuar”, disse Dr. Wilson Mayrink, reiterando ainda como na primeira visita, “não sou herói! Sou apenas um colaborador e um instrumento para ajudar as pessoas”.
Um almoço foi oferecido em razão da visita de Mayrink
             O trabalho realizado em Vermelho Novo contou com uma parceria entre Fundação Nacional de Saúde – FUNASA – da microrregional de saúde de Caratinga e o poder público municipal. Senhor Jair de Paula responsável pelo trabalho no setor de infectologia destacou a importância da vacina. “Todos os dias dezenas de pessoas chegavam até nós procurando diagnostico sobre feridas e a maioria delas era realmente a leishmaniose, devido esse fator que levou Dr. Mayrink a criar essa vacina para imunizar a população”, destacou Jair, frisando ainda que após a imunização realizada em municípios da região o número de procura diminuiu bastante.
           Para o Secretário Municipal de Saúde Adilson da Silva o trabalho é muito positivo. “Com certeza esse trabalho é muito importante para garantir melhoria na qualidade de vida de nossa população”. José Lúcio funcionário da FUNASA destacou que o trabalho vai continuar. “Devido o apoio por parte do município que foi dispensado ao nosso trabalho o senhor Jair e o Dr. Mayrink decidiram contemplar os 40% da população que não foram imunizadas.
Dr. Mayrink conversou com autoridades municipais
        O trabalho começará na próxima semana”, assegurou José Lúcio. A primeira etapa atendeu centenas de pessoas, algumas delas não precisaram tomar a dose, pois já se encontrava imune à doença. Além de pessoas das comunidades funcionários municipais da saúde também foram imunizados, 54 deles foram vacinados.

      Após o almoço Dr. Mayrink e sua comitiva deixaram a cidade e foram para Caratinga.

Texto e Foto: Francisco Pinto

A matéria em vídeo para a NOSSA TV está sendo preparada e será postada já, já...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores