terça-feira, 6 de março de 2012

Saúde

Cientista Dr. Wilson Mayrink visita Vermelho Novo para acompanhar o trabalho de imunização da Leishimaniose
"O cientista encontrou com o prefeito Geraldo do Jonas e parabenizou o trabalho"

                                                                                                  DA REDAÇÃO – Teve início no mês de janeiro desde ano o trabalho de imunização contra a Leishimaniosa no município de Vermelho Novo. O trabalho é uma parceria entre prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a Fundação Nacional de Saúde e tem o objetivo de livrar a população da doença. Centenas de pessoas de diversas comunidades rurais do município já foram atendidas.

              Devido à doença ser grave e apresentar incidência em todo país, pesquisadores iniciaram no ano de 1935 um trabalho de pesquisa para a criação da vacina que prevenisse a mazela.  

      Sabendo do importante trabalho na aplicação do antídoto em Vermelho Novo, Dr. Wilson Mayrink, cientista que fez parte do trabalho de pesquisa no Brasil, com seus 87 anos de idade, visitou o município para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos. 
             Mayrink chegou a Vermelho Novo por volta das 07:30 da manhã de terça-feira. A visita do cientista é a primeira que se tem notícia no municipio,  ele acompanhou o trabalho imunização na comunidade rural do Bom Jardim. Outras comunidades ainda serão atendidas nos próximos meses.

                   A VISITA


Mayrink é Professor Emérito da UFMG
                       Wilson Mayrink nasceu na cidade Mineira de Ponte Nova no ano de 1925, médico e parasitologista, desde 1998 ele é membro da Academia Mineira de Medicina.

             Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – no ano de 1951, é doutor em Parasitologia, atuou no combate a Esquistossomose e se destacou com a tese “Contribuição ao diagnóstico parasitológico da Leishimaniose viceral. Todos esse trabalhos desenvolvido pela mesma universidade, onde também é Professor Emérito.

               A partir do ano de 1962 se interessou pelo estudo da leishimaniose, suas pesquisas tiveram início já por volta de 1963, quando Mayrink organizou o Laboratório de leishimaniose do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológica da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMAG).

              Em 1965, ele e o então epidemiologista Paulo Araújo Magalhães da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM) iniciaram estudos na região do Vale do Rio Doce, sobre a profilaxia da leishimaniose visceral, doença conhecida também na região como “doença de cachorro”. Sempre polêmico e contestador frente às políticas de saúde, o professor Mayrink trabalha há mais de 50 anos na busca da cura e prevenção dessa doença. “Eu fico muito contente em ter contribuído com um bom serviço a população”, disse Professor aposentado da UFMG e Cientista.
           As pesquisas desenvolvidas ao longo de décadas resultaram no desenvolvimento da Leishvacin, que é, no mundo, a única vacina de comprovada eficácia contra o protozoário causador da doença. Durante a entrevista ao jornalista Francisco Pinto, o pesquisador falou de sua realização profissional depois que o Ministério da Saúde do Brasil autorizou a produção das doses das vacinas, identificando-as como imunoterápico. “Depois de muito trabalho o reconhecimento, por parte do Ministério da Saúde do Brasil, do nosso esforço foi uma graça de Deus”, enfatizou Mayrink, mostrando ainda a humildade durante a entrevista, quando o repórter lhe agradeceu dizendo que era uma honra entrevistá-lo, “A honra é toda minha, eu fiz apenas o trabalho que Deus me incumbiu de realizar neste mundo”.

No encontro com Geraldo do Jonas ele parabenizou
o empenho do município
                 Segundo ele, a vacina desenvolvida aqui no Brasil, ganhou o mundo e está sendo testada na Colômbia e Equador, nesses dois paises o trabalho esta sob a coordenação da Organização Mundial da Saúde – OMS -.
       Os testes nesses paises já estão em fase final e os resultados são semelhantes aos do Brasil. Wilson Mayrink, mora em Belo Horizonte, ele viajou cerca de 400 quilometro para visitar e conferir de perto o trabalho desenvolvido aqui em Vermelho Novo. Durante a visita ele encontrou com o prefeito Geraldo do Jonas e afirmou. “Quando vemos o empenho, por parte das autoridades municipais em trazer este benefício para a população. O que fica marcado depois de anos e anos de pesquisas é a certeza de que ainda existem pessoas que preocupam com a saúde da população. Tenho a certeza que o bom trabalho desenvolvido aqui vai continuar”, elogiou o visitante.
             Depois da visita ao município Mayrink retornou em seu automóvel para a capital, e na despedia brincou: “vou de carro, por que tenho muito medo de avião”, finalizou.

Francisco Pinto 

Video ainda será postado


"Todos nós viemos neste mundo com uma missão, e se ela é estender a mão aos que sofrem,
 devemos cumpri-la."
"O que fica marcado depois de anos e anos de pesquisas é a certeza de que ainda existem pessoas que preocupam com a saúde da população."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores