terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Cidade

A cidade do progresso: Vermelho Novo comemora seus 18 anos de emancipação
  "Parabéns cidade de Maria"
A cidade que tem uma belo história
 
        DA REDAÇÃO - Foi no dia 21 de dezembro de 1996, que o então distrito de Vermelho Novo teve o seu nome incluído entre os 853 municípios mineiros, abrindo assim oportunidades para o seu crescimento econômico, social e acima de tudo o encaminhamento de recursos para melhor atender os munícipes na prestação dos serviços público, como saúde, educação, agricultura, obras.
    Com a emancipação muitas conquistas vieram para a terra da Virgem Imaculada. No ano de 1997, inicia-se, então, a implantação dos poderes municipais: Executivo e Legislativo. É o nascimento da cidade de Vermelho Novo. Prefeitura e Câmara passaram a fazer parte da vida dos vermelhenses, pois a maioria dos moradores nunca tinha visitado esses dois espaços municipais na cidade de Raul Soares, município ao qual Vermelho Novo pertencia. 


O NOSSO MUNICÍPIO É ASSIM


        O município de Vermelho Novo tem hoje uma extensão territorial de 113km², tem a maioria de sua população vivendo na zona rural, ainda é comum moradores da cidade terem sua renda na zona rural, motivo que carateriza Vermelho Novo como um município rural. Ainda quando era distrito formaram-se as comunidades rurais, com nomes que permanecem até hoje, nomes que para os visitantes parecem intrigante, como: Guandú, Coelhos, Mamixa. Mas que são familiares para quem vive aqui.
      Por outro lado temos nomes interessantes, como: Trindade, Bom Jardim, Vista Alegre, Bela Vista, Cerra Bonita e Cachoira, nomes derivados de Família ilustres são muitos: Lopes, Domicianos, Tates, Ventura, Borges, Rodrigues,Viturinos, Perázio, Lucianos, Moreiras e Portugueses.
      E quando se fala em nomes religiosos, temos santos e santas: São Lucas, Sacramento, Santa Rita, Santo Expedito e Serra Mãe de Deus. Ao todo mais de vinte localidades, compondo e sustentando a unidade municipal.
      A cidade fica entre montanhas, sendo que a mais alta é a Serra Mãe de Deus, localizada entre a comunidade do Bom Jardim e Viturinos, e também a do Sudário, localizada na comunidade dos Lopes, e é o ponto mais alto do município, local da nascente do ribeirão vermelho, ribeirão pequeno, mas que, segundo historiadores, foram as suas águas avermelhadas que deram nome antigo vilarejo.

A ECONOMIA


          A economia do município tem sua base na agricultura, com destaque para a cafeicultora. A cada ano que passa os produtores tem buscado tecnologias agrícolas o que tem aumentado a produção de grãos no município. Nos últimos anos, Vermelho Novo tem vivenciado a ascensão no setor da pecuária leiteira, fator que tem ajudado o aumento da renda de muitos produtores.
        Na área urbana que se faz presente é o comércio com suas lojas de variados produtos. Nos últimos dezoito anos, novos bairros e ruas surgiram. É a cidade que cresce. A obra de asfaltamento que ligou Vermelho Novo a MG-329 no distrito de Vermelho Velho, melhorou o acesso da população à outras cidade da região.



 DESAFIOS

        Com apenas dezoito anos de emancipação, o município já venceu muitas barreiras e muitas ainda estão pela frente. Há necessidade no setor de geração de empregos, como instalação de empresas no município fator que alavancará a economia local.
      O acesso a BR-116 asfaltado é necessário, para acabar de vez com as dificuldades de acesso a outras localidades, principalmente no período de chuvoso. Mas o grande desafio é fazer com que algumas pessoas acreditem na potencialidade de crescimento de Vermelho Novo.
       Nesses dezesseis anos criamos uma qualidade de vida invejada por muitas cidades, até mesmo de Capitais, temos um povo trabalhador, honesto, hospitaleiro, religioso, afinal, somos uma grande família. Hoje somos donos do nosso destino e para ele ser promissor depende do empenho de cada cidadão que aqui se fez e faz sua morada.

Reportagem e fotos: Francisco Pinto - uniaodosvales@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores