sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cultura/Lazer

Festa Vermelhense confirmada para início de 

Julho

“A data não agradou a todos”

Uma das maiores despesas do município são as bandas
      VERMELHO NOVO – A festa que nasceu há sessenta anos com o objetivo de reunir os filhos da terra já teve sua data confirmada. O evento, segundo informações, será realizado entre os dias 05 e 13 de julho, fugindo, assim, da 3ª semana de julho o que contraria a tradição mantida nos últimos 59 anos de vermelhense ausente.
      A programação ainda não foi divulgada, quanto às bandas e as demais atrações à população aguarda ansiosa, se uma vez que a mudança na data não agradou a todos, principalmente quem mora fora do município e planeja, tradicionalmente todos os anos, as suas férias para o meado de julho.
O reinado ainda é uma tradição da festa
      A celebração do “Vermelhense Ausente” foi uma idealização de Padre Manoel Moreira de Abreu, padre filho da terra que residiu na cidade por um longo tempo. Segundo a história a festa surgiu pela necessidade de se reunir os filhos distantes que aproveitavam o evento para reencontrar com parentes e amigos, motivo que permanece até os dias de hoje. 
      A história nos remete já naquela época que a tradição da festa iria continuar pelos anos. O caráter religioso permaneceu por alguns anos, porém os ideais foram mudando a cada ano a participação de público aumentando e a festa se transformou em noites de bandas e boates, assegurando ainda, muito timidamente, o caráter cultural e religioso.  
       Anos mais tarde feio a emancipação política de Vermelho Novo, e foi ela que contribuiu significativamente para as inovações nas atrações. A prefeitura passara a cuidar de tudo, e para organizar gasta se recursos financeiros, coisa que o município não tem muito. Com isso o evento foge do seu primordial e passa a ser um período de propaganda política onde se mostra, no telão, as poucas obras e melhorias que o poder público municipal realizou durante todo ano.
       Mas o que o povo realmente quer é festa com banda boa, cerveja e balada durante os sagrados e tradicionais oito dias, que neles ninguém se atreve a mexer...Ou talvez quem sabe ano que vem... E depois a vida volta ao normal, bem normal!

Reportagem: Francisco Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores