sábado, 28 de dezembro de 2013

Cidade/ Rural

 Famílias assinam contratos do PNHR através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais


     VERMELHO NOVO - A assinatura aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, na tarde de ontem, 27. Muitas pessoas estiveram presentes no local além de beneficiários, representante do sindicato e da Caixa Econômica Federal de Caratinga.

Leandro destacou o trabalho
em Vermelho Novo
      Ao todo foram 39 contratos do Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR - firmados nesta sexta-feira e o início das obras está previsto para janeiro de 2014 e terá o prazo de oito meses para conclusão das casas. O gerente de governo da caixa, Leandro Chaves, frisou a representatividade de Vermelho Novo junto ao programa. "Hoje Vermelho Novo se destaca na realização de projetos. É essa proatividade na elaboração de projetos e sua execução que se tem construído tantas casas na regão", disse Chaves enfatizando ainda que "recursos tem o que falta é correr atrás". Além de beneficiar o homem do campo evitando sua ida para os grandes centros, o PNHR ajuda a aquecer a economia do município. Segundo os representantes da caixa, quando se constrói uma casa uma verdadeira engrenagem se forma; a compra de matérias, mão de obra, transporte, etc. "Essa é uma política social do governo federal e estamos trabalhando para que efetivamente se consolide. O campo é a base da economia de nosso país e hoje o governo, através do programa quer oferecer dignidade ao homem rural, preservando sua cultura e tradição", disse o gerente geral da Caixa João Luiz de Freitas.
Joércio assinou o contrato
    O recurso para construção das unidades habitacionais provém do fundo de garantia, e faz parte do orçamento geral da união. Cada casa receberá o valor de 28.500 reais. Cinco mil para pagamento de pedreiro e o restante para compra do material de construção. Diferentemente do "Minha Casa, Minha Vida" urbano o rural não tem mensalidades o beneficiário pagará apenas quatro parcelas anuais de 285,00 reais, a primeira será paga em dezembro do próximo ano. "Se não fosse o projeto seria difícil construir minha casa. É muito bom para ajudar o homem do campo", disse o lavrador Joércio Nunes que estava feliz por assinar o contrato.
João Alves frisou o papel importante do sindicato
    João Alves da Silva, presidente do sindicato dos trabalhadores destacou o papel da entidade. "É muito grandioso esse projeto. O sindicato abraçou esta causa e hoje estamos beneficiando 39 famílias rurais. Parabéns para as pessoas que acreditaram em nosso trabalho", falou João Alves reiterando ainda que "estaremos resgatando o grande valor que tem o sindicato no município e buscando mais associados".
Renata Lino enfatizou o acompanhamento do projeto
    Todo o projeto é acompanhado por uma assistente social e um engenheiro. A organizadora do "Minha Casa, Minha Vida" por meio do sindicato, Renata Lino, enfatizou todo processo de construção. "Nós estamos contribuindo para que o trabalhador rural e sua família tenha uma moradia melhor. A preocupação do governo federal com o campo é visível, pois o PNHR é um exemplo disso. Não é somente viabilizar uma casa, é oferecer dignidade", disse Lino. "Ao longo do projeto, com as reuniões mensais, nós vamos trabalhar a conscientização sobre a importância do sindicato", contou Renata.
    No dia 10 de janeiro de 2014 haverá uma reunião com os pedreiros já indicados pelos beneficiários, para o início das obras.
 
Reportagem e Fotos: Francisco de Assis Pinto - uniaodosvales@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores