Após chuva de granizo produtores rurais contabilizam prejuízos
"Alguns produtores perderam toda a safra de café da colheita de 2013"
| Muitas lavouras perderam toda florada |
Após a forte chuva de granizo que atingiu a região de Vermelho Novo produtores rurais contabilizam muitos prejuizos. Em algumas propriedade a perda foi total desde hortaliças, plantas ornamentais a lavoura de café tudo destruido pela força e grande quantida de pedras que cairam na tempestade da tarde do dia 19 de outubro.
A reportagem do "União dos Vales", como prometera em reportagem anterior, visitou algumas propriedade das comunidades dos Cupertino, zona rural de Vermelho Novo e também a localidade dos Botelhos, área rural de Raul Soares. Nessas duas comunidades a intensidade do granizo foi tanto que após quatro dias da chuva ainda era posível encotrar gelo acumulado.
| Julio pensa em cortar a lavoura de apenas dois anos |
O gelo que desceu das encostas na comunidade dos Botelhos, congelou a água do rio por causa disso peixes morreram, não somente no rio mas o mesmo também aconteceu em poços particulares.
O lavrador Julio mora na comunidade dos Cupertinos, além da lavoura velha, ele teve três mil pés de cafés com dois anos de idade que foram danificados pelo gelo. "Eu estava aguardando uma colheta muito boa para o próximo ano, agora esta difícil de calcular os estragos. O café novo já estava começando a florir e sentiu muito com o gelo. Penso em cortar a lavoura", disse o lavrador sem esconder o descontentamento com o prejuizo.
Segundo os moradores a chuva atingiu toda a região, porém o granizo caiu em uma faixa de cerca de três quilômetros de extenção, para se ter uma ideia propriedades vizinhas não sofreram nenhum dano. Grimar da Silva é morador da comunidade dos Botelhos, a lavoura dele foi bastante danificada. "Perdi tudo. Agora é esperar que a lavoura se recupere, mas a colheta do ano que vem posso esquecer não vai dar nada. O gelo arrassou com meu cafezal", lamentou o agricultor.
| Uma horta de tomate ficou bastante danificada |
A situação de alguns produtores é preocupante, pois muitos deles possui o PRONF, e a maioria estavam aguardando a colheta do próximo ano para pagar o financiamento do governo federal. Agora eles querem acionar o seguro safra para minimizar os prejuízos. Ainda na comunidade dos Botelhos uma plantação de tomate também foi destruída.
TVRIOVermelho-----A nossa TV------------------------------------
Vídio sobre a chuva de granizo em Vermelho Novo
Nenhum comentário:
Postar um comentário