segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cidade



Sábado de prevenção ao câncer em Vermelho Novo
"O evento foi motivado pela visita da Fundação Cristiano Varella na cidade"


Enfermeiras Lidiane, Roselene, Enfermeiro Reni e a médica Dr. Mônica
       A população de Vermelho Novo pode contar nesse último sábado (15) com uma mobilização de exames de prevenção ao câncer. Profissionais de saúde equipados com matériais e um consultório móvel da Fundação Cristiano Varella -FCV - estiveram na cidade. Os profissionais de saúde de Vermelho Novo também ajudaram no atendimento. Já pela manhã foi realizada uma palestra sobre o câncer e até ao meio dia havia muito movimento de pessoas no centro da cidade e na sede da escola estadual "Farmacêutico Soares", onde aconteceram os procedimentos, todos oferecidos gratuitamente à comunidade.

Equipe de saúde da FCV realizando a coleta de sangue
           A FCV desenvolve um trabalho de combate e tratamento do câncer. Sediada na cidade de Muriaé o hospital do câncer, um dos mais importantes da America Latina, atende pessoas de diversas regiões do Brasil. Além do atendimento no tratamento da doença a fundação visa a prevenção. Talita Bianquini, coordenadora do projeto da FCV falou desse trabalho. "A Fundação Cristiano Varella tem hoje equipes especializadas no trabalho de prevenção do câncer. Muitas pessoas chegam ao hospital da fundação em um estágio muito avançado da doença, fator que dificulta o tratamento e a possibilidade de cura. Por isso a FCV prioriza os exames preventivos, pois quando diagnosticado precosimente o paciente tem grandes chances de ser curado", destacou Bianquini, contando ainda que "Hoje aqui em Vermelho Novo nós estamos contando com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e estamos realizando exames em mulheres e homens".
Dr. Fabricio destacou a importaância da prevenção
         O médico Urológista Fabricio Resende destacou a importância do exame de prostata para homens apartir dos 40 anos de idade. "Há dois meios de descobrir o câncer de próstata: o primeiro é o de sangue, onde é avaliado o PSA; o segundo é o do toque da próstata, esse último só é realizado se houver uma alteração no exame de PSA. São metodos que possibilitam a descoberta da doença", disse. Além dos enfermeiros, técnicos e agentes de saúde o apoio por parte de Vermelho Novo contou com o atendimento da médica do PSF Dr. Mônica Corrêa, ela destacou a importância do dia. "Quando se trabalha com a prevenção fica mais fácil o diagnóstico antecipado e com isso reduzir complicações no tratamento", enfatizou a médica, assegurando ainda que "todos os resultados serão analizados e se necessários encaminhados para especialistas". "O multirão em saúde é muito importante, pois muitas pessoas tem resistência em estar procurando a Unidade para agendar os exames. Hoje estão tendo a oportunidade de fazê-lo de maneira mais tranquila", frisou a Enfermeira Roselene Cupertino.

A COMUNIDADE

Grimaldo aproveitou a oportunidade
       Com o transporte, que buscou nas comunidades rurais do município, muitas pessoas aproveitaram o dia. Tanto homens e mulheres tiraram um tempinho para cuidar da saúde. O câncer de próstata é um dos mais comuns entre homens acima de 40 anos de idade e a prevenção é uma grande aliada contra a doença. Muitos homens aproveitaram a oportunidade para fazer o exame. Grimaldo Pinto foi um deles, o lavrador de 53 anos elogiou a iniciativa. "É uma oportunidade muito boa para que os homens cuidem da saúde. A prevenção é um meio de deixar-nos mais preparados para um tratamento mais complexo", enfatizou o lavrador, assegurando ainda que as mulheres cuidam melhor da saúde "agente constata isso na prática, em minha casa, por exemplo, a minha mulher cuida muito mais da saúde do que eu".
Dona Maria fez também o exame  preventivo
        A fala de Grimaldo realmente se confirma, o número de mulheres que procuram fazer os exames preventivos é muito maior do que os de homens. Dona Maria Margarida de 72 anos é um exemplo, ela vez um percurso de 9 quilômetros para fazer o exame preventivo do câncer do útero. "É um dia muito oportuno para todos nós", disse a senhora que terminou sua entrevista com o antigo ditado "prevenir é melhor do que remediar".

 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores