terça-feira, 19 de junho de 2012

Cidade/ Agricultura

Extecionista da EMATER-MG divulga dados dos trabalhos realizados em 2011


"Os dados mostraram cresciemnto no IDH da população de Vermelho Novo"


                                                                                                REDAÇÃO - O município de Vermelho Novo assim como tantos outros municípios brasileiros tem sua economia baseada na agricultura. O convênio com a EMATER, empresa estadual que visa oferecer assistência aos agricultores em vários setores da agricultura.

              Nessa semana o extensionista da empresa no município de Vermelho Novo, o Engenheiro Agrônomo Danilo Artur apresentou para a imprensa dados dos trabalhos realizados no ano passado. Segundo ele os resultados foram positivos no setor agrícola no município. “Esse bom resultado é reflexo incisivo manutenção do convênio mantido pela prefeitura municipal de vermelho novo e as parcerias existentes, como a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Câmara municipal, Associações, Comunidades rurais, dentre outras, sendo o mais importante e o maior beneficiado o agricultor familiar”, destacou Danilo.

Dia de Campo é um exemplo de trabalho
                  Os dados divulgados mostram um crescente avanço na atividade agrícola no município. O Extensionista enumerou os resultados. “Ao longo do ano a EMATER, fez mais de 1200 atendimentos a agricultores, sendo os agricultores familiares atendidos em (café-arroz, atestado de produção, bovinocultura de leite, citrus, feijão, goiaba, milho, hortaliças, eucalipto, DAP para Habitação Rural, Saneamento Ambiental-Meio Ambiente e Piscicultura) 14 comunidades rurais contempladas”, frisou Danilo. Em relação à emissão de Declarações de Aptidão ao PRONAF, mais de uma centena foram emitidas no município. “339 declarações de aptidão ao PRONAF, esse foi o número de documentos emitidos e em relação à habitação rural, 310 agricultores atendimentos em Meio Ambiente, 163 projetos de PRONAF custeio e investimento totalizando mais de 3.000,000 aplicado no município para café e Pecuária”.

           Segundo o Agrônomo, o recurso do PRONAF custeio é utilizado para compras de adubos e insumos para lavoura e o PRONAF investimento é usado para á aquisição de tratores, caminhão, micro trator, roçadeiras, secadores, tanques de resfriamento e veículos (moto e camionete utilitária), construção de terreiro e tulhas para melhorar a qualidade do café, compra de vacas leiteiras melhorando à genética do rebanho e aumentando a produtividade”, esclareceu Danilo Artur.

Danilo Artur, divulgou os resultados de 2011
nessa semana
           Além disso, a EMATER realizou eventos técnicos, conhecidos como “Dia de Campo”, com palestras e visitas técnicas, para levar informações aos produtores na prática o no manejo adequado da lavoura e da pecuária, melhorando assim a qualidade do café e do leite, possibilitando o investimento e no melhoramento genético com custos baixos.

        Danilo Artur citou que ao longo de todo ano de 2011, houve a distribuição de sementes a famílias do município. “Distribuímos sementes de feijão, milho, hortaliças e kit com mudas frutíferas e adubo, através do Minas Sem Fome, Programa Estruturador do Governo do Estado, gerido pela EMATER e condicionado as prefeituras municipais conveniadas. Ao todo 101 famílias foram beneficiadas com as sementes e 12 pessoas capacitadas através de curso do programa Minas Sem Fome. Com isso incentivamos a diversificação de culturas e asseguramos a geração de renda”.
           Esses incentivos e investimentos na agropecuária, a prefeitura já colhe os frutos, pois o município de Vermelho Novo tem basicamente a agricultura como fonte de renda. O Índice Desenvolvimento Humano do município subiu nos últimos 10, o IDH avalia a qualidade de vida da população. No ano de 2000, Vermelho Novo apresentava um IDH de 0,590; em 2011, dez anos depois esse número se subiu para 0,689; com renda média de R$693,33 reais por habitantes. “A EMATER agradece aos parceiros institucionais, agricultores e associações em prol do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e em particular a Prefeitura Municipal e Câmara Municipal pela confiança dispensada a EMATER e todo o apoio em prol da melhoria dos agricultores e pecuaristas do município”, finalizou Danilo Artur.

Texto: Francisco Pinto / Com informações: EMATER - Vermelho Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores