terça-feira, 12 de junho de 2012

Cidade

Procissão de Corpus Christi: Dia de fé em Vermelho Novo
"Pessoas desrespeitaram o tradicional tapete"



A procissão saiu da igreja matriz e percorreu algumas ruas da cidade
       REDAÇÃO – Os preparativos para a ornamentação das ruas da cidade de Vermelho Novo, para a procissão de Copus Christi começaram já na tarde de quarta-feira, 06, muitas pessoas ajudavam a tingir o pó de serra, principal material usado para a confecção dos tapetes por onde passam os fies. O trabalho se estendeu por toda a noite e madrugada de quinta-feira, pois a celebração na igreja matriz foi ás 06 da manhã do dia de feriado do Corpo de Cristo, segundo a tradição católica.

O trabalho de confecção dos tapetes iniciou na noite de
quarta-feira se estendendo pela madrugada
           Debaixo da claridade da lua, dezenas de pessoas passaram a noite acordadas para que tudo pudesse estar pronto para a grande manifestação religiosa. Pelas ruas por onde passou a procissão, já por volta da meia noite os riscos brancos marcavam os pontos que iam receber a ornamentação. Pela manhã o resultado que encantou os olhos dos fiéis. O tapete que percorreu as ruas Dom Modesto, José Balbino Guedes, passando pela Praça Prof. Silveira, seguindo pela Wilson Damião, Candido Gonçalves, São José e chegando a Praça da Matriz, continha símbolos que representavam à fé da comunidade de Vermelho Novo: Pão, representando o corpo de Cristo; A uva o sangue; alem de cordeiros, peixes, cruzes e muitas outras expressões que misturaram a tradição, arte e fé.

Momento em que a procissão decia a rua Jose Balbino
         O cortejo com o Santíssimo Sacramento foi realizado após a missa solene e foi acompanhado por centenas de pessoas. Ao longo da caminhada, três paradas para a benção especial: a primeira no destacamento da polícia militar, destinada a segurança pública; segunda benção foi na escola estadual, especial à educação; e a terceira próxima a uma residência, representando a benção a todas as famílias da paróquia.
Momento da benção na escola estadual

       Os fiéis retornaram novamente à igreja matriz para a benção solene do Santíssimo Sacramento.

      Apesar da devoção e o respeito de fiéis ao tapete preparado para a procissão, muitas pessoas não o respeitaram e antes mesmo da missa começar passaram com carros, motos e outros sapatearam a ornamentação. Fator de desrespeito à fé e a criatividade daqueles que passaram a noite toda acordados dedicando o tempo à ornamentação e preservação de uma manifestação cultural.

Texto e foto: Francisco Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores