terça-feira, 22 de maio de 2012

Educação / Social


Palestra sobre exploração e abuso sexual infanti é realizada em Vermelho Novo


              REDAÇÃO - O dia 18 de maio foi dedicado ao combate à exploração sexual infantil. Em Vermelho Novo a Polícia Militar, Conselho Tutelar e o Centro de Referência a Assistência Social – CRAS – realizou palestras nas escolas estadual e municipal, para informar aos alunos sobre o tema e instigar à denúncia de atos de exploração as autoridades competentes.

             As palestras tiveram inicio no dia 17 na escola estadual “Farmacêutico Soares”, envolvendo todos os alunos da rede, e se encerraram na tarde de ontem segunda-feira (21) na escola municipal “Pe. Manoel Moreira de Abreu”, com direcionamento mais voltado para os alunos maiores, se uma vez que o tema é muito complexo. “Priorizamos os alunos maiores para que houvesse um melhor entendimento por parte deles, objetivando, também, o repasse desse assunto para outros colegas da mesma idade”, disse Carine Guedes Assistente Social do CRAS. Segundo ela é importante salientar que a maioria dos casos de abuso acontece dentro da própria família. “Em levantamentos realizados em todo país, foi constatados que os abusos acontecem por parte de familiares, como: pais, padrastos, mães, primos, tios e até mesmo amigos próximos”, alertou a Assistente Social.
               Para o Sargento Robson, Comandante do destacamento da Polícia Militar de Vermelho Novo, as palestras são importantes, mas o trabalho de prevenção deve ser constante junto à comunidade. “A polícia está realizando um trabalho voltado para evitar que crianças entram no uso de drogas e no mundo do crime. Uma vez por semana um militar virá até a escola municipal para falar sobre temas diversos e um deles que será enfatizado será o abuso e exploração sexual infantil”, destacou Robson, reiterando ainda que “a denúncia por parte da população é fundamental para que os culpados sejam presos e paguem pelo crime”.

EXPLORAÇÃO e ABUSO

      Mesmo tento significados diferentes, abuso e exploração causam dramas psicológicos para toda a vida de uma criança, a violação dos direitos sexuais deixa marcas profundas no corpo e na mente.
      O abuso sexual é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Ato praticado geralmente por pessoas em que a criança confia, caracterizando uma relação de poder entre o abuso e a vítima.
       Já a exploração é a utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer espécie. Na exploração sexual são usados meios de coação ou persuasão, podendo ter intermediário como aliciador. É por isso que se diz que a criança ou adolescente foi explorada, e nunca prostituída, pois ela é vitima de um explorador. “É bom saber diferenciar abuso de exploração, pois as penas aplicadas são diferentes para cada uma das modalidades”, disse Carine Guedes.
       Ao final das palestras foram distribuídos panfletos para os alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores