===Por: Francisco Pinto
DA REDAÇÃO -
Teve inicio neste mês a campanha de vacinação bovina contra a febre aftosa, vários estados farão à imunização. Em Minas Gerais o trabalho é coordenado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA – o órgão espera que a vacinação aconteça em todos os 853 municípios do estado.
No último mês foi realizado um treinamento profissional para representantes de municípios o objetivo é a capacitação de funcionários para um melhor atendimento aos proprietários de gado.
O encontro aconteceu na sede do IMA na cidade de Rio Casca, regional ao qual o município de Vermelho novo faz parte. No município vermelhense o trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Pecuária, que orienta aos produtores e realiza a entregar das cartas de vacinação. Zilneia Lourenço funcionária da prefeitura e responsável pelo setor, participou do treinamento. “Foi uma maneira de trazer esclarecimentos para nós alguns pontos importantes na execução do serviço de atendimento aos donos de gado”, destacou Zilneia.
Além da campanha de vacinação contra a aftosa, o encontro tratou sobre a Guia de Trânsito Animal – GTA – que é uma autorização especial para o transporte de animais de um município a outro. “Antes os municípios não emitiam essa autorização, agora facilitará bastante para o remanejo de gado, principalmente quem tem propriedades em outros municípios”, enfatizou Lourenço. Ela alertou que em caso de transporte de animais a ausência da autorização pode acarretar multa se o rebanho for flagrado pela fiscalização. O mesmo acontecerá com os proprietários que deixarem de vacinar o rebanho, se uma vez que o prazo para o proprietário efetuar a vacina é até o dia 31 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário