segunda-feira, 16 de abril de 2012

Agricultura

Dia de Campo em Vermelho Novo enfatiza qualidade de café


                                                                                                                      DA REDAÇÃO – Foi realizado durante toda à tarde de quinta-feira (12) mais um Dia de Campo. O dia de informações e orientações sobre a safra do café aconteceu na localidade dos Coelhos, comunidade que pela segunda vez recebeu técnicos da EMATER-MG, representantes da Administração Municipal e dezenas de produtores rurais, até mesmo de outras comunidades vizinhas.

            O “Dia de Campo” faz parte de uma parceria escritório EMATER e Prefeitura de Vermelho Novo, parceria que surgiu em 2009 no município e desde então tem levado orientação aos trabalhadores rurais. “Este trabalho esta realmente ajudando muitos trabalhadores, pois muitos cultivam em suas propriedades o milho, feijão, hortaliças e café a orientação para o bom cultivo é primordial para aumentarmos a produção.
         A agricultura familiar é a base de nossa economia”, frisou o prefeito Geraldo do Jonas, reiterando ainda que “O Dia de Campo é uma maneira ampliar os horizontes para o homem do campo”. Para Danilo Artur, funcionário da EMATER em Vermelho Novo a atividade realizada na comunidade é uma maneira de informações técnicas agronômicas até a zona rural. “Muitos produtores tem uma cultura de anos de experiência, sim ela é positiva, mas temos que mostrar ao pequeno produtor, alternativas para melhoraria na produção agrícola”, disse Danilo. O extencionista assegurou ainda que o evento será realizado em outras comunidades.



O TEMA

               Motivado pela aproximação da colheita do café na região, o Dia de Campo teve como tema principal a qualidade do café. A importância do manejo dos grãos desde a lavoura a secagem e embalagem. “A falta de informação sobre a manipulação do café define a qualidade do grão e isso reflete no lucro ou prejuízo para as famílias”, falou a Gerente de Agricultura Cristina Ferreira. Três temas foram tratados: 1º - Analise de Solo e a Importância da Adubação, assunto abordado por Weley Horsth Catreringer; 2º - Como Produzir e Comercializar Café de Qualidade, palestrante Paulo Roberto; e por o terceiro tema esclareceu sobre o certificado de café, Certifica Minas, tratado por Maria Rosado Martins.
Paulo Roberto, Maria Martins, Danilo Artur e Cristina Ferreira
            O município de Vermelho Novo está no circuito de boa produção cafeeira e é ela que sustenta a economia local. “O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH - de Vermelho Novo cresceu muito nos últimos anos. Novos prédios e casas surgem dia após dia no município. O comercio cresce em ritmo acelerado, carros e motos são adquiridos pelas famílias e isso é o reflexo da grande expressão do café na economia”, destacou Paulo Roberto Vieira, Coordenador EMATER-MG.
       Após os trabalhos de campo foram realizados sorteios de prêmios e oferecido um lanche aos presentes.

Francisco Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores