Habemus Padre! Missa de posse de Pe. Geziel leva centenas de fiéis à igreja matriz de Vermelho Novo
“Dom Emanuel falou sobre a saída surpresa de Pe. Fábio Pinel da paróquia”
Momento da apresentação de padre Geziel a comunidade |
DA REDAÇÃO - Centenas de fiéis lotaram a igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição para acompanhar a missa de posse de Geziel de Almeida, novo padre da paróquia de Vermelho Novo. Como era previsto, Dom Emanuel Messias, Bispo diocesano de Caratinga, veio à cidade para presidir a missa de posse, outros padres e seminaristas também vieram concelebrar o momento. A celebração aconteceu às 18 horas e contou com a presença de pessoas de todas as comunidades que compõem a paróquia e visitantes de outras cidades da região.
A missa voltada para um ritual festivo, foi marcada por diversos momentos importantes. Leitura da carta episcopal de posse; renovação sacerdotal feita pelo Pe. Geziel; Juramento das promessas; homenagens feitas por fiéis da comunidade. “Eu espero trabalhar em conjunto com todas as comunidades, se uma vez que aqui em Vermelho Novo nós temos um empenho muito grande de todas as lideranças”, disse o padre recém empossado.
Centenas de fiéis acompanharam a missa de posse |
Dom Emanuel falou de sua satisfação pelo número de fiéis na missa. “Foi uma grande surpresa ver a igreja lotada de fiéis. Isso mostra que a comunidade de Vermelho Novo é muito fervorosa na fé”, destacou o Bispo.
“É uma satisfação para nós receber o novo padre, se Deus quiser ele trará uma grande benção para nossa paróquia”, disse Vanda Aparecida, que é ministra da eucaristia na Matriz. Para dona Chiquita a posse do novo padre representa melhoria nos trabalhos na paróquia. “Para nós é uma alegria receber o padre Geziel. Sua chegada representará um avanço nos trabalhos de pastorais. A comunidade tem que ajudar no anúncio do evangelho, mas também denunciar os erros”, falou a fiél que é catequista em uma comunidade rural da paróquia.
Pe. Geziel destacou sua satisfação em chegar a pároquia |
Padre Geziel de Almeida, assume a paróquia de Vermelho Novo depois de sete meses de ordenado presbítero. Ele assumiu em agosto a paróquia de São Francisco de Assis do distrito raul-soarense de Vermelho Velho. Ele residirá na cidade juntamente com um seminarista.
Aos 27 anos de idade Padre Geziel de Almeida assume uma das maiores paróquias da Diocese de Caratinga. A abrangência da paróquia de Vermelho Novo vai além dos limites do município, hoje ela possui quase trinta comunidades rurais e uma população tipicamente conservadora da doutrina Católica.
DOM EMANUEL ESCLARECE A SAÍDA DE Pe. FÁBIO
Padre Geziel proferiu a cerimônia de renovação das promessas diante de Dom Emanuel |
Pela primeira vez na história a paróquia de Vermelho Novo ficou uma semana sem vigário paroquial, pois em outras transferências se dava a transição administrativa. A ausência de pároco foi devido à saída inesperada e intempestiva de Padre Fábio Elias Pinel, no dia 15 de março ele abandonou a administração da paróquia, depois de mais de dois anos a frente dos trabalhos.
Ao contrário do que muitos pensavam, Dom Emanuel antes do inicio da missa fez uso da palavra para esclarecer aos fiéis a saída de padre Fábio Pinel, fator que denotou o respeito com a comunidade Católica de Vermelho Novo. Em entrevista ao jornalista Francisco Pinto, do jornal “União dos Vales”, o Bispo diocesano reafirmou sua fala. “Desde o mês de janeiro deste ano nós estamos fazendo uma serie de mudanças. Uma delas é a transferências de padres de uma paróquia para outra. Padre Fábio, assim como os demais, seria transferido. Conversamos e ficou tudo acertado sobre a sua mudança”, contou Dom Emanuel, reiterando ainda “dias depois fui informado de que ele não estava satisfeito com a mudança, o procurei novamente para conversar, pois sempre que acontece um fato assim a diocese tem a abertura para o diálogo, mas ele disse que iria conversar comigo somente por telefone”. Segundo o Bispo o ex – pároco de Vermelho Novo decidiu dar um tempo em seu ministério sacerdotal.
Foi a primeira vez, que a paróquia vivenciou a ausência de um administrador por tanto tempo assim. Dom Emanuel explicou o motivo dessa ausência. “A ausência de padre na paróquia se deu devido essa falta de diálogo. Durante a minha conversa ficou acertado com o padre Fábio que ele iria sair na quinta-feira dia 22 de março, então, planejei a posse de Geziel para este sábado, 24, o que evitaria que a paróquia ficasse sem vigário por mais tempo. Depois fui informado de que ele havia deixado a paróquia oito dias antes do combinado, esse foi o motivo da ausência de administrador paroquial. Foi uma grande surpresa para mim!”, esclareceu.
Padres de outras paróquias cumpriram as celebrações na igreja matriz no domingo, já às comunidades que tinham missas agendadas ficaram sem atendimento. “Padre Geziel é um jovem cheio de Deus e tem uma força muito grande para trabalhar. Nos próximos dias ele formará sua equipe pastoral e é com ela que desenvolverá o serviço na paróquia integrando todas comunidades”, enfatizou Dom Emanuel Messias. Segundo o Bispo, informações dão conta de que padre Fábio está morando em Brasília. “Vamos rezar e pedir a Deus por ele. A diocese quando perde um padre é como um pai e uma mãe que perde um filho, mas temos que estar preparados para esses acontecimentos em nossa caminhada”, finalizou.
(Habemus - Latim - Português - Temos)
A matéria em video ainda será postada.
Francisco Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário