I Seminário debate proteção ambiental no município
Meio Ambiente, este foi o principal assunto do I Seminário Ambiental promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente e Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE -, a iniciativa também contou com o apoio da Câmara Municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vermelho Novo.
O evento foi realizado no salão de festas da Câmara, com início na manhã de sábado (10), e se estendeu por todo o dia com palestras sobre variados temas, porém todos com um só objetivo: “Agricultura Saneamento e Meio Ambiente: produzir e sustentabilizar”. “Foi uma iniciativa que possibilitou discutir assuntos relacionados a conservação e assim elaborar planos futuros”, destacou o Diretor do SAAE Jorge dos Santos. A grande preocupação em relação a degradação ambiental, vem da zona rural, principalmente em relação ao uso indiscriminado de agrotóxico. “Nos últimos anos temos presenciado um aumento no uso de agrotóxico por parte dos produtores. A aplicação muitas das vezes acontece de maneira irregular, fator que nos preocupa”, enfatizou a Gerente de Agricultura Cristina Ferreira, que esta a frente dos trabalhos da pasta.
AS PALESTRAS
Tânia destacou o trabalho desenvolvido em Vermelho Novo |
Ao todo cinco palestras, marcaram a pauta do dia. A primeira foi sobre a Cafeicultura Sustentável – Agrotóxico, tema ministrado pelo funcionário da EMATER de Vermelho Novo Danilo Artur. Érika Machado, especialista em Gestão Ambiental e Consultora junto ao IEF, falou sobre “Bolsa Verde, Código Florestal e Licenciamento”. Após o almoço as palestras continuaram. Abrindo a tarde do seminário Tânia Maria, Vice – Presidente da ASSEMAE e diretora do SAAE de Raul Soares, trouxe a reflexão sobre o “Saneamento Básico: Desafios e Cenários para Universalização”. Falando sobre a agricultura familiar e a preocupação como o uso de agrotóxico, enfatizada pelo coordenador da FETRAF Joseleno Anecleto.
O último tema tratou sobre a qualidade da água, o Técnico Químico Helitton Bassoto, encerrando com o assunto “SAAE de Vermelho Novo cuidando da água e preservando a vida”. “Vermelho Novo está de parabéns pela iniciativa, pois através deste encontro se pode planejar o futuro do saneamento no município”, destacou Tânia Duarte. “A aprovação do projeto da Estação de tratamento de Esgoto –ETE – que tratará todo o esgoto da cidade é um exemplo de interesse do poder publico municipal”, frisou Tânia. O inicio das obras para construção está prevista para os próximos meses e esta orçada em quase 2 milhões de reais.Dezenas de pessoas da comunidade e alunos da rede estadual estiveram no evento |
Nenhum comentário:
Postar um comentário