FUNASA em parceria com Prefeitura realiza imunização contra Leishmaniose
O teste mostrou o grau de proteção em algumas pessoas |
VERMELHO NOVO - Uma doença grave e assustadora. A Leishmaniose, conhecida popularmente como doença de cachorro, já atingiu muitas pessoas na região de Vermelho Novo.
A mazela provoca feridas, que aumente com o passar do tempo, e que são somente combatidas com medicamentos ejetáveis, fator que faz com que o tratamento doloroso e aterrorizante para muitos. As dezenas e até centenas de agulhadas não deixaram recordações muito positivas para quem foi infectado, mas era o principal meio de tratamento da doença. No Brasil, há grande incidência de transmissão, que acontece por vários vetores: gambá; rato; cachorro e outros animais silvestres, a transmissão é feita pela picada do mosquito de palha.
Há muitos anos iniciaram pesquisas para prevenir a contaminação e ela já esta sendo aplicada em pessoas de Vermelho Novo. Jair de Paula, é responsável pelo setor imunológico da FUNASA da Microrregional de Saúde de Caratinga, ao qual Vermelho Novo, pertence. Ele destacou a importância dessa descoberta. “É uma novidade que veio para evitar o sofrimento da população, pois a Leishmaniose é uma doença grave e quando não tratada pode levar a morte”, disse Jair, enfatizando ainda que “o trabalho aqui no município está sendo muito bem desenvolvido, estamos iniciando a imunização pelas áreas onde já teve maior incidência de casos”.
A primeira comunidade a ser atendida foi à comunidade dos Vitorinos, centenas de pessoas receberam a dose da vacina. É o caso de Dona Terezina, que teve pessoas da família contaminada com a doença. “Eu vim por que meus dois irmãos tiveram a doença e tomar muitas agulhadas, quero prevenir”, lembrou a moradora de 62 anos.
A doença não escolhe idade, crianças e adultos estão sujeitos a serem contaminados. “Tenho uma filha pequena e com a vacinação fico despreocupado. Este é um ótimo trabalho que estão fazendo pela saúde da população”, falou o produtor rural Juselino. Dois dias antes da realização da aplicação da vacina, é realizado um teste imunológico, se apresentado positivo a pessoa não necessita de tomar a dose. Jair explicou o motivo. “Alguns casos especiais à pessoa foram infectados com a bactéria, porém o próprio organismo criou resistência e ela não desenvolveu a doença, o teste serve para comprovar isso”.
O trabalho está sendo desenvolvido pela Fundação Nacional de Saúde, em parceria com o governo do estado e prefeitura, através do setor de epidemiologia. Para o prefeito Geraldo do Jonas a parceria é importante para a saúde da população. “Ao longo dos anos vimos muitas e muitas pessoas sofrendo com essa doença, algumas chegaram a tomar até 300 injeções. O tratamento só era feito em Caratinga e muitos não contavam com o apoio necessário, por parte do município, para fazer o tratamento”, frisou o Prefeito, reiterando ainda “Hoje nós estamos buscando a prevenção da doença acabando com essa preocupação da população”.
O trabalho de imunização teve inicio nesta semana e vai se estender pelos próximos meses, ainda há previsão de atendimento em outras comunidades.
Jair há vários anos trabalho no combate e tratamento da doença |
O prefeito Geraldo do Jonas e seu Vice José Alves, ouvem atentos a explicação de Jair |
Centenas de pessoas foram imunizadas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário