terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Educação\Social

Aula inaugural, do curso de pedreiro, conta com a participação de dezenas de pessoas
       “O evento contou com a presença do reitor da UNEC”

                                                                                                                       VERMELHO NOVO – Cerca de 150 pessoas compareceu à aula inaugural do curso de pedreiro neste último sábado (11). O evento aconteceu no salão de eventos da Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Geraldo Rodrigues (Geraldo do Jonas), vice-Prefeito José Alves, Coordenador de negócios do Centro Universitário de Caratinga e o Reitor da UNEC, Professor Antônio Fonseca.

         O curso é uma iniciativa da administração municipal em parceria com o Centro Universitário de Caratinga.    O objetivo é profissionalizar pessoas, para que possam oferecer mão de obra qualificada no serviço de construção civil, setor em expansão em todo pais. “É uma maneira de proporcionar àqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho. Muitos já atuam na área, mas ainda falta pedreiro em nosso município e em cidades vizinhas”, enfatizou Geraldo do Jonas, reiterando ainda que “se Deus quiser no próximo ano outros cursos poderão ser disponibilizados para a população”. Para o reitor Antônio Fonseca, Vermelho Novo se destaca em relação a outros municípios. “Fico muito feliz em saber que este curso irá proporcionar um futuro melhor para a comunidade de Vermelho Novo. Devemos fazer justiça e dar os parabéns ao prefeito Geraldo Rodrigues pelo empenho, pois em muitos municípios este curso tem um custo financeiro de 1000 até 2000 reais por pessoas e aqui está sendo oferecido gratuitamente a todos”, disse Antônio. Ele destacou, também, que “se o prefeito poderia oferecer o curso para uma pequena parcela da população, mas não ele esta disponibilizando, de maneira gratuita, a todos que interessaram. Isso é muito positivo”, frisou.

                O CURSO

      O curso de mestre de obra será aplicado no município para mais de 150 pessoas, devido o numero de interessados, foram divididas as turmas e as aulas aconteceram três vezes por semana, terça, quarta-feira e quinta-feira. Professores de três modalidades diferentes ministrarão as aulas na cidade. “É um curso que visa capacitar o cidadão para atuar como um profissional na área de construção civil, mas depende e muito da boa vontade do aluno em aperfeiçoar a prática”, enfatizou professor Daniel, Técnico em Edificações.

         Os conteúdos das disciplinas vão desde a base ao acabamento da obra, com ênfase em eletrificação, hidráulico e pintura.


                                 A COMUNIDADE

       E para quem pensa que o serviço de pedreiro é coisa só para homem esta errado! Muitas mulheres também se inscreveram para aprender técnicas antes dominadas apenas pelo sexo masculino. “Eu quero aprender bastante, é muito bom poder contar com essa oportunidade, e nós mulheres vamos provar que também dominamos uma colher, dessa vez fora da cozinha”, disse Nilda moradora da cidade.
       Para muitos alunos é tudo novidade, já para outros o curso veio em boa hora, hora de aperfeiçoar as técnicas que foram passadas de pai para filho ao longo dos anos. Os cursos além de preparar para a atuação em construções, os concluintes vão receber o certificado de conclusão.

Mais fotos ainda serão postadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores