Falta de chuva deixa produtores de café preocupados com a safra deste ano
A chuva intensa que atingiu a região no final do ano passado e no começo deste ano provocando muitos estragos em diversas cidades da região, agora a falta dela causa preocupação no campo.
O sol forte e a alta temperatura aliada com a falta de água, prejudica, e muito, o desenvolvimento dos grãos de café que ainda estão em fase de enchimento. Muitas lavouras já apresentam problemas devido a seca, mesmo faltando alguns meses para o inicio da safra, lavouras da região apresentam maturação de grãos. O que resulta em prejuízo para os produtores rurais. Outro problema é em relação ao plantio de novas lavouras. A seca provoca a morte das mudas, as que resistem ao período sem chuva, fica com atraso no desenvolvimento da futura lavoura. Muitos produtores da região efetivaram o plantio no final do ano passado e estão aguardando a “mudança no tempo”.
PASTAGEM
Mesmo depois de muita chuva o pasto está seco e sem vida |
A situação dos criadores de gado, também não é diferente. A falta de chuva deixa as pastagens secas e sem vida, muitos proprietários já utilizam de ração natural, feitam com canas, capim e até mesmo milho, para alimentar o rebanho. A preocupação é que se a chuva não vier nos próximos meses a situação pode se agravar, se uma vez que o mês de março é época da pastagem se refazer para suportar a seca, nos meses que vai de maio até o mês de setembro e outubro.
As lavouras estão sofrendo com a falta de chuva |
Nenhum comentário:
Postar um comentário