sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cidade

A cidade do progresso: Vermelho Novo comemora seus 16 anos de emancipação

A cidade vivência um ritmo acelerado de crescimento

         Foi no dia 21 de dezembro de 1996, que o então distrito de Vermelho Novo teve o seu nome incluído entre os 853 municípios mineiros, abrindo assim oportunidades de crescimento econômico e acima de tudo a viabilização de recursos para melhor atender os munícipes na prestação dos serviços público, como saúde, educação, agricultura, obras.
    Com a emancipação muitas conquistas vieram para a terra da Virgem Imaculada. No ano de 1997, inicia então a implantação dos poderes municipais compostos pelo Executivo e Legislativo. Inicia, então, a vida da cidade de Vermelho Novo. Prefeitura e Câmara passaram a fazer parte da vida dos vermelhenses, pois muitos nunca tinham visitado esses dois espaços municipais na cidade de Raul Soares, município ao qual Vermelho Novo pertencia. Fato que se resumia, para muitos, em duas palavras:  Prefeito e Vereadores, substantivos bastantes pronunciados, principalmente em anos de eleições municipais.


O NOSSO MUNICÍPIO É ASSIM


        O município de Vermelho Novo tem hoje uma extensão territorial de 113km², tem a maioria de sua população vivendo na zona rural, ainda é comum moradores da cidade terem sua renda na zona rural, motivo que caracteriza Vermelho Novo como um município rural. Ainda quando era distrito formaram-se as comunidades rurais, com nomes que permanecem até hoje, nomes que para os visitantes parecem intrigante, como: Guandú, Coelhos, Mamixa. Mas que são familiares para quem aqui vive.
      Por outro lado temos nomes interessantes, como: Trindade, Bom Jardim, Vista Alegre, Bela Vista, Cerra Bonita e Cachoira, nomes derivados de Família e são muitos: Lopes, Domicianos, Tates, Ventura, Borges, Rodrigues,Viturino, Perázio, Lucianos, Moriras e Portugueses.
      E quando se fala em nomes religiosos, temos santos e santas: São Lucas, Sacramento, Santa Rita, Santo Expedito e Serra Mãe de Deus. Ao todo mais de vinte localidades, compondo e sustentando a unidade municipal.
      A cidade fica entre montanhas, sendo que a mais alta é a Serra Mãe de Deus, que fica entre a comunidade do Bom Jardim e Viturinos, e Sudário, localizada na comunidade dos Lopes, e é onde também nasce o rio vermelho, rio que segundo historiadores foram as suas águas avermelhadas que deu nome ao município.

A ECONOMIA


          A economia do município tem sua base na agricultura, com destaque para a cafeicultura. A cada ano que passa os produtores tem buscado tecnologias agrícolas o que tem aumentado a produção de grãos no município. Nos últimos anos, Vermelho Novo tem vivenciado a ascensão no setor da pecuária leiteira, fator que tem ajudado a diversificar a renda de muitos produtores que antes dependia apenas da produção cafeeira como fator econômico.
        Na cidade, o comércio cresce em ritmo acelerado, lojas de variados fins nascem na cidade a cada dia. O setor de construção civil tem gerado inúmeros empregos, mas necessita ainda de mais mão de obra qualificada. E esse crescimento reflete no cresciwemnto urbano. Nos últimos dezesseis anos, novos bairros e ruas surgiram. A obra de asfaltamento que ligou definitivamente Vermelho Novo a MG_329 no distrito de Vermelho Velho, melhorou o acesso da população a outras cidade da região.



 DESAFIOS

        Com apenas dezesseis anos de emancipação, o município já venceu muitas barreiras e muitas ainda estão pela frente. Temos ainda necessidades no setor de geração de empregos, como instalação de empresas no município fator que alanvará ainda mais a economia local.
      O acesso a BR-116 asfaltado é necessário, para acabar de vez com as dificuldades de acesso a outras localidades, principalmente no período de chuvoso. Mas o grande desafio é fazer com que algumas pessoas acreditem em nós mesmos e na potencialidade de crescimento de Vermelho Novo.
       Nesses dezesseis anos criamos uma qualidade de vida invejada por muitas cidades, até mesmo de Capitais, temos um povo trabalhador, honesto, hospitaleiro, religioso, afinal somos uma grande família. Hoje somos donos do nosso destino e para ele ser promissor depende do empenho de cada cidadão que aqui se vez e faz sua morada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores